DIDÁTICA


ZABALA (1998) traz a definição de outros termos que abordam as relações entre disciplinas. Com base nas características de cada um dos termos, leia a afirmativa a seguir:

“É a organização de conteúdos mais tradicionais. Os conteúdos escolares apresentam-se por matérias independentes uma das outras. As matérias ou disciplinas são propostas simultaneamente sem que se manifestem as relações que possam existir entre elas”. Estamos falando de:


pluridisciplinaridade;


pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.


interdisciplinaridade;


transdisciplinaridade;


multidisciplinaridade;

De acordo com nossos estudos, vimos que as técnicas de ensino possibilitam as relações intersubjetivas que se dão na relação entre os sujeitos, em função do conhecimento, com o objetivo de realizar a aprendizagem. Dentre as técnicas conhecidas é considerada como a mais empregada pelos professores e a preferida pelos alunos em todos os níveis de ensino. Na história da educação brasileira está presente desde os planos pedagógicos dos jesuítas até os mais recentes livros de didática. Estamos nos referindo a qual técnica de ensino?


Leitura silenciosa.


Trabalhos em grupo.


A hora da história.


Aula expositiva.


Estudos dirigidos.

Nos estudos sobre a prática pedagógica e a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, no âmbito escolar, dizemos que quando o aluno é capaz de compreender e aplicar, de forma consciente e autônoma, o que foi aprendido, estamos afirmando, especificamente, que houve:


avaliação;


ensino e a aprendizagem;


 avaliação e a aprendizagem. 


aprendizagem;


ensino;

Afirmamos que a sala de aula é espaço das relações porque as relações ali estabelecidas podem potenciar ou limitar as práticas pedagógicas desenvolvidas.

Nesse sentido, é importante que o professor compreenda tais aspectos para que:

 


organize o espaço e proponha atividades que sejam significativas para os alunos, que estimulem a argumentação, articuladas ao conhecimento e ao contexto social mais amplo.


 possa planejar e desenvolver o currículo proposto nos livros didáticos em sua integralidade, pois sem esse controle corre o risco de não conseguir cumpri-lo;


exerça seu poder autoritário, uma vez que é o dono do saber e cabe a ele a manutenção da ordem e da disciplina;


abafe toda e qualquer manifestação afetiva e humana, uma vez que a sala de aula é espaço de ensinar conteúdos escolares;


 compreenda que, na relação professor-aluno, deve privilegiar o desenvolvimento dos conteúdos escolares, afinal eles são o mais importante para a formação humana.  

As relações de poder fazem parte da prática pedagógica e podem se desenvolvee baseadas na autoridade ou no autoritarismo. No desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, os professores que buscam formar seus alunos para o exercício da independência, da consciência crítica e da autonomia devem fazer uso de que tipo que tipo de relações de poder?


Das relações de autoridade, fazendo uso de castigos, sanções e represálias, pois é a única forma de manter a disciplina.


Das relações que demonstrem aos alunos com quem está o poder. Assim, o professor deve criar um clima de hostilidade, ressentimento, inferioridade e passividade. 


Deve estabelecer relações rígidas em que o conhecimento tanto quanto as normas de conduta devem ser seguidas sem questionamentos.


Deve estabelecer relações de submissão, formando uma moral heterônoma, afinal as relações professor-aluno é um jogo entre desiguais.


Deve relacionar-se com seus alunos de modo que a consciência externa aos poucos se transforma em consciência pessoal e interna, numa moral autônoma.

Você estudou que Comenius é considerado o “Pai da Didática Moderna”.

Para compreender melhor como a Didática se constitui campo de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica é necessário retomar o mundo e a sociedade de Comenius.

A esse respeito, leia as afirmativas a seguir:

I – Comenius vivia um momento em que o mundo passava por profundas transformações, um período de transição entre mundos: o feudal e o moderno. Estas transformações terão reflexos na forma de se pensar e praticar a educação e, portanto, na escola.

II – Mesmo numa sociedade em mudanças as concepções de homem, de mundo e de sociedade valorizadas são somente as do mundo feudal.

III – Comenius vivia em uma sociedade em que o renascimento comercial propiciou o desenvolvimento das condições para o surgimento do capitalismo, o que vai alterar as relações sociais, inclusive a forma de se perceber e educar a criança.

IV – Numa sociedade em mudanças a escola deveria sofrer modificações para se adequar a essa nova realidade, assim os ideais de Comenius vão ao encontro dessa nova sociedade.

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:


Apenas I, III e IV são corretas;


Apenas I, II e III são corretas;


 Apenas II e III são corretas;


Apenas I e II são corretas;


Apenas I, II e IV são corretas.

No ensino da Didática, defende-se a posição de que mais do que ensinar técnicas de planejar, orientar e avaliar a aprendizagem, tendo por base modelos e princípios importados de outras áreas do saber, ou construídos no interior da teoria didática, a disciplina deve também propiciar:

 

I-            Análise crítica da realidade do ensino por parte de professores e alunos.

II-          Problematiza e explicar a realidade à luz do contexto em que se produz.

III-        Buscar respostas ou novas perguntas às questões postas para o que, se recorre ao universo das sistematizações teóricas da área.

 

São corretas as recomendações contidas na alternativa:



I apenas


II e III apenas


III apenas


I, II e III


I e III apenas

Sabendo que o planejamento de ensino é um dos instrumentos mais eficazes para que o processo de ensino-aprendizagem obtenha sucesso. Sendo assim, é correto afirmar em relação a esse instrumento:

 

I-             O planejamento de ensino é um instrumento que deve ser pensado e elaborado pelo sistema de ensino e executado pelos professores.

II-            Os planos de ensino independem do projeto político pedagógico.

III-           O instrumento norteador do plano de ensino e do plano de aula é o livro didático.

 

São corretas as seguintes afirmações:


II apenas


III apenas


 II e III apenas


I apenas


 I e II apenas

A interdisciplinaridade exige uma interação entre as disciplinas de forma que todas se disponham a trabalhar conjuntamente com o mesmo objeto de estudo.

Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que corresponde ao conceito de interdisciplinaridade que foi apresentado em seu material de estudo, de acordo com FAZENDA, 1994, p.34.


 Está marcada por um movimento ininterrupto, criando ou recriando outros pontos para discussão. Garante a interação entre as disciplinas, incluindo métodos, conteúdos, numa ação conjunta, com um objetivo determinado.


 É a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares apresentam-se por matérias independentes umas das outras.


É o grau máximo de relação entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.


Consiste na explicação de um tema pelo professor, assegurando um diálogo com os alunos durante o decorrer das aulas.


É a existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos a fins.

ZABALA (1998) traz a definição de outros termos que abordam as relações entre disciplinas. Com base nas características de cada um dos termos, leia a afirmativa a seguir:

“É a interação de duas ou mais disciplinas. Essas interações podem implicar transferências de leis de uma disciplina a outra, originando, em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como por exemplo, a bioquímica ou a psicolinguística”. Estamos falando de:


interdisciplinaridade;


 pluridisciplinaridade;


pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.


multidisciplinaridade;


transdisciplinaridade;